Presidente da LaLiga pode ser considerado persona non grata no Rio de Janeiro por casos de racismo contra Vini Jr.
Vereador propõe título em resposta à postura de "cumplicidade" de Javier Tebas diante dos episódios de racismo contra Vini Jr.
247 - O presidente da Liga Espanhola de Futebol (LaLiga), Javier Tebas Medrano, corre o risco de ser considerado persona non grata na cidade do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (24), o vereador carioca Edson Santos admitiu que o município concedeu esse título ao presidente da La Liga devido aos episódios de racismo sofridos pelo jogador Vinícius Jr, informa o Metrópoles.
Na diplomacia, o termo "persona non grata" possui um significado técnico e jurídico, referindo-se a indivíduos que não são bem-vindos pelo governo que lhes atribui esse título. Na proposta, o vereador, que já foi ministro da Igualdade Racial durante o governo de Lula entre 2008 e 2010, argumenta que o presidente da La Liga adotou uma postura de "cumplicidade" diante dos casos de racismo envolvendo Vinícius Jr.
"A postura desse senhor evidencia elementos de racismo e xenofobia, que, mesmo que não sejam admitidos publicamente, são dissimulados e velados. O Rio de Janeiro tem como uma de suas características mais belas o acolhimento de todas as pessoas, independentemente de raça, etnia e origem, e, portanto, não pode se omitir diante de acontecimentos como esse", justifica o vereador.
Caso a proposta seja aprovada, Javier Tebas Medrano se juntará à lista de personae non gratae do Rio de Janeiro, demonstrando a insatisfação com sua suposta falta de ação em relação aos episódios de racismo envolvendo Vinícius Jr.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: