Privatização de fazenda em Campinas (SP) pelo governo Tarcísio une agro e cientistas em protesto
Faesp alertou sobre o impacto negativo na cafeicultura
247 - A possível venda de parte da Fazenda Santa Elisa, em Campinas, no interior de São Paulo, mobilizou cientistas, representantes do setor agropecuário e políticos da oposição ao governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) em oposição à medida, informou o UOL.
A propriedade, fundamental para pesquisas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), abriga um dos mais importantes bancos de espécies de café do país e desempenha papel crucial na sustentabilidade local. O local é responsável pelo desenvolvimento de 90% das variedades de café atualmente produzidas no Brasil. A área que pode ser vendida corresponde a 70 mil metros quadrados de um total de 700 mil metros quadrados da fazenda.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) alertou sobre o impacto negativo na cafeicultura, enquanto a Secretaria de Agricultura realiza estudos para avaliar a venda. Políticos, como Gustavo Petta, vereador do PCdoB, e Rafa Zimbaldi, deputado estadual pelo Cidadania, planejam reuniões e ações legais para proteger a área de pesquisa científica.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: