TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Tarcísio avalia extinguir secretaria responsável pela farsa do caso Antonov

    Governo de Tarcísio de Freitas considera encerrar a Secretaria de Negócios Internacionais após divulgação de falso investimento bilionário

    Tarcísio de Freitas. Foto: Divulgação (Governo de SP)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – O governo liderado por Tarcísio de Freitas, do partido Republicano, está avaliando a possibilidade de extinguir a Secretaria de Negócios Internacionais, cujo secretário titular, Lucas Ferraz, foi alvo de uma farsa envolvendo a estatal ucraniana Antonov em abril deste ano, segundo informa a jornalista Carolina Linhares, da Folha de S. Paulo. O caso, que envolveu a divulgação de um bilionário investimento inexistente que teria sido cancelado em razão da posição neutra do Brasil na guerra, gerou um mal-estar nas relações entre o Palácio dos Bandeirantes e o governo federal liderado por Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT).

    Nos bastidores do governo paulista, auxiliares do governador afirmam que será apresentada uma avaliação a Tarcísio de Freitas para que ele decida se a secretaria será extinta, incorporada a outra pasta ou mantida como está. Essa reavaliação do organograma do estado vem após a identificação de sobreposição de funções, incluindo a atração de investimentos estrangeiros.

    Parte dos secretários descarta qualquer relação direta entre a possível extinção da Secretaria de Negócios Internacionais e o caso Antonov, considerando-o superado. No entanto, alguns afirmam que o episódio prejudicou a relação entre Tarcísio e o titular Lucas Ferraz. Por sua vez, os aliados de Ferraz defendem a continuidade da secretaria e afirmam não terem sido informados sobre qualquer intenção de mudança.

    O imbróglio teve início quando a secretaria divulgou uma nota informando que a empresa fabricante de aeronaves, Antonov, havia manifestado interesse em investir US$ 50 bilhões no estado de São Paulo. No entanto, a empresa ucraniana negou tal informação, o que gerou atritos entre o governo paulista e o governo federal. O presidente Lula expressou sua insatisfação em um telefonema com Tarcísio na época.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: