Um ano depois da morte do menino João Pedro pela polícia, ninguém foi punido
Morte de adolescente de 14 anos completa um ano na próxima terça-feira. Defensor público diz que apuração do caso na esfera estadual estava 'paralisado' desde outubro do ano passado
247 - O Ministério Público Federal vai voltar a investigar a morte do menino João Pedro Mattos Pinto, aos 14 anos. Ele foi morto há um ano em operação conjunta das polícias Federal e Civil, no Complexo do Salgueiro, comunidade de São Gonçalo.A morte causou comoção nacional e, com base no caso, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que as polícias só poderiam fazer operações em comunidades do Rio em "hipóteses absolutamente excepcionais". A reportagem é do portal G1.
A decisão do STF voltou a ser discutida após a operação no Jacarezinho, no início do mês, que deixou 28 mortos — a mais letal da história do Rio.
A reportagem diz que, inicialmente, a investigação da morte de João Pedro foi promovida pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal. Depois, por indícios de que a morte tinha sido provocada por policiais civis (e não federais), o MPF deixou o caso.
A investigação estadual continua, mas está estagnada, segundo a Defensoria Pública. A volta do MPF ao caso deu ânimo à família de João Pedro, que cobra uma resposta do caso.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: