Cientistas apontam que RS ainda viverá muitos eventos climáticos extremos
“Essa é uma região onde vamos viver muito mais extremos, segundo os modelos climáticos", alerta ex-vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas
247 - Em entrevista à BBC News Brasil, Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), afirmou que eventos climáticos semelhantes às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos dias devem se repetir nos próximos anos. "Infelizmente, acredito que há uma probabilidade muito grande de que esses eventos voltem a ocorrer de uma forma mais frequente e intensa. Essa é uma região onde vamos viver muito mais extremos, segundo os modelos climáticos", disse.
O IPCC é um grupo de cientistas formado pelas Nações Unidas. O painel publicou um relatório em 2023 que apontava a relação entre as fortes precipitações na região do Rio Grande do Sul e as alterações climáticas causadas pela ação humana. Thelma reforça que as enchentes comprovam as constatações que os especialistas encontraram. “(As enchentes) confirmam algo que estamos dizendo há tempos: que, para além das variabilidades naturais que levam aos eventos extremos, existe uma contribuição ou influência humana”, afirma.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: