Famílias do RS precisarão confirmar dados no Gov.br a partir do dia 27 para conseguir o Auxílio Reconstrução
De acordo com ministro da Integração Regional, Waldez Góes, prefeituras terão que enviar ao governo federal uma lista das áreas atingidas
247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou nesta segunda-feira (20) que teve início a montagem do banco de dados que levará ao pagamento do "Auxílio Reconstrução" para as famílias que perderam bens pessoais e renda por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. A ajuda será um PIX de R$ 5,1 mil. De acordo com ministro da Integração Regional, Waldez Góes, prefeituras terão que enviar ao governo federal uma lista das áreas atingidas. A partir do dia 27, as famílias atingidas poderão acessar o portal gov.br e confirmar as informações repassadas pelos Executivos municipais. Após a confirmação e a validação dos dados, a parcela será transferida.
Segundo o portal G1, o cadastramento para o auxílio vai acontecer da seguinte forma: prefeituras realizam no sistema do governo federal o cadastro das famílias desalojadas ou desabrigadas, com informações pessoais e de endereço. Em seguida a pessoa responsável pela família beneficiária confirma informações pela conta do gov.br e a Caixa Econômica faz o pagamento em uma conta existente ou abre uma nova conta para o beneficiário, que vai acessar o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM
Atualmente, 369 dos 497 municípios gaúchos foram habilitados para que famílias recebam o benefício criado pelo governo. O estado está com 463 cidades afetadas pelo desastre. Mais de 2,3 milhões de pessoas chegaram a sofrer as consequências das chuvas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: