Finep lança programa emergencial para renegociar dívidas de empresas afetadas pelas enchentes no RS
A iniciativa visa proteger o ecossistema de inovação do estado, que é impactado por graves enchentes
247 - A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou uma medida administrativa que prevê condições especiais de renegociação e inclui a suspensão temporária (Programa de Reperfilamento de Dívida para Empresas do Rio Grande do Sul 2024), por um período de até 12 meses, de pagamento de juros remuneratórios e de principal dos empréstimos contratados na modalidade direta para o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. A iniciativa visa proteger o setor no estado, que é impactado por graves enchentes.
O programa emergencial de reperfilamento da dívida também vale para empresas de outras localidades com projetos executados no Rio Grande do Sul e adota um modelo operacional semelhante ao que foi implementado durante a pandemia de Covid-19. Poderão participar do programa empresas que se encontram em situação regular de pagamento com a Finep até 30/4/2024, mas a proposta não é automática e depende de sinalização de adesão
Ao todo, são mais de 430 projetos elegíveis, totalizando cerca de R$ 3,1 bilhões. Os valores não pagos serão capitalizados e incorporados no saldo devedor. Após o período de até 12 meses, a empresa voltará a pagar a dívida, sendo mantido o mesmo prazo de vencimento final do contrato.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: