Porto Alegre amanhece sem chuva, mas nível recorde do Guaíba mantém alerta na capital gaúcha
Previsão indica "trégua" para a cidade, porém, os impactos das tempestades persistem, com o Lago Guaíba atingindo 5,26 metros
247 - Porto Alegre (RS) acordou nesta segunda-feira (6) sem a presença das chuvas frequentes que têm assolado a cidade nos últimos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma pausa nas tempestades ao longo do dia, trazendo um descanso temporário para os moradores. Contudo, o cenário do Lago Guaíba ainda inspira preocupação, mantendo-se em um patamar recorde de 5,26 metros, destaca o site da TV Cultura.
Após uma semana de intensas precipitações, o corpo hídrico ultrapassou os registros históricos, superando a cheia ocorrida em 1941. A situação é alarmante, com a cidade enfrentando um dos períodos mais difíceis de sua história recente.
As atualizações mais recentes, divulgadas no domingo (5), revelam números impressionantes: 78 mortos, 175 feridos e 105 pessoas ainda desaparecidas em decorrência das tempestades. O impacto humano se reflete também nos deslocamentos causados, com 18.487 desabrigados, que buscam abrigo em casas de parentes ou amigos, e 115.844 desalojados, obrigados a se dirigirem a abrigos públicos ou privados em busca de segurança e assistência.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: