HOME > Sul

Presidente da Itália visita o Rio Grande do Sul após encontro com Lula

Sergio Mattarella anunciou a doação de 25 toneladas de ajuda humanitária ao estado; presidente Lula agradeceu o apoio em meio a tragédia

Sergio Mattarella e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, anunciou nesta segunda-feira (15) que visitará o Rio Grande do Sul para ver de perto os estragos causados pelas recentes enchentes que assolaram o estado. Mattarella chegará na terça-feira (16) em Porto Alegre, onde pretende testemunhar pessoalmente a devastação e a solidariedade do povo italiano, destaca a Folha.

A declaração foi feita durante a visita oficial de Mattarella ao Palácio do Planalto, onde foram assinados acordos bilaterais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Amanhã de manhã, antes de mais nada, irei para Porto Alegre para testemunhar de perto a proximidade da Itália com a população atingida pelas enchentes que provocaram tantas vítimas e tantos prejuízos", afirmou o presidente italiano em seu discurso à imprensa.

Durante o encontro, Lula expressou sua gratidão pela doação de 25 toneladas de ajuda humanitária enviada pelo governo italiano ao Rio Grande do Sul, estado que abriga uma significativa comunidade de descendentes de italianos. “"Essa visita representa o ponto alto da celebração dos 150 anos da imigração italiana, que tornou as trajetórias dos nossos países para sempre indissociáveis. Esses laços se reforçam por meio de demonstrações de amizade e solidariedade, como ocorreu em relação às enchentes no Rio Grande do Sul", afirmou Lula.

O presidente brasileiro enfatizou a importância do apoio internacional em momentos de crise e convidou a Itália a ingressar na Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza, uma iniciativa promovida pela presidência brasileira no comando do G20. "Somos eternamente gratos pela doação de 25 toneladas de ajuda humanitária que recebemos do governo da Itália", completou.

A visita de Sergio Mattarella marca um momento significativo na relação entre Brasil e Itália, sendo a primeira vez em 24 anos que um chefe de Estado italiano visita o Brasil. Este gesto de solidariedade e cooperação reforça os vínculos históricos e culturais entre os dois países e sublinha a importância da ajuda mútua em tempos de necessidade.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados