TV 247 logo
    HOME > Sul

    Rio Grande do Sul está perto de ter colapso na rede de saúde

    Em Porto Alegre, há Unidades de Pronto Atendimento (UPA) atuando 300% acima da capacidade de atendimento

    Aumento de casos e internações preocupam autoridades de Porto Alegre (Foto: Diego Vara/Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O Rio Grande do Sul teve um aumento de 72% na quantidade de internações na rede pública de saúde em leitos clínicos e 27% nos de UTI em  comparação com a semana anterior. Em Porto Alegre, há Unidades de Pronto Atendimento (UPA) atuando 300% acima da capacidade de atendimento e até chegaram a abrigar pacientes entubados.

    O estado e a capital registraram taxas recordes de ocupação de leitos de UTI. Atualmente, Porto Alegre tem 96% de sua rede tomada e o estado, 87%. A expectativa é que o número de mortes e casos continue aumentando pós-carnaval. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo.

    O Rio Grande do Sul teve média móvel de mortes de 75 na terça-feira (23), a maior desde o começo da pandemia, segundo o consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de mortes também registrou um aumento de 53% em relação há duas semanas, indicativo de alta nos óbitos.

    De acordo com o infectologista Alexandre Zavascki, do Hospital de Clínicas e chefe de Infectologia do Hospital Moinhos de Vento, autoridades do estado só não estão chamando o cenário atual "de colapso porque as pessoas ainda não estão morrendo em casa". "Mas o carnaval aconteceu quando os casos já estavam subindo. A mortalidade, a partir da próxima semana, vai aumentar muito e, daqui a duas semanas, mais ainda. É inevitável um aumento muito importante de mortes", disse.

    Autoridades apontaram como principais motivos para maior preocupação o descaso com as medidas sanitárias por parte da população e a possível entrada da variante do Amazonas. No começo de fevereiro, um morador de Gramado (RS), que morreu por causa da Covid-19, foi detectado com a variante na cidade gaúcha, sem que tivesse estado com algum viajante.

    Na terça, o neurocientista Miguel Nicolelis comentou a pandemia no Brasil e afirmou que "ou os políticos brasileiros aprendem rapidamente a pronunciar 'lockdown', ou todo BR vai entrar em colapso sanitário ao mesmo tempo".

    Inscreva-se na TV 247, seja membro e assista ao comentário do neurocientista:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: