"Todo recurso necessário para reconstrução do RS foi assegurado por Lula", diz Pimenta
Ministro-chefe da Secom também fez um apelo aos que atacam o governo em momento de tragédia: "É hora de a gente parar de transferir responsabilidade"
247 - O ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, está no Rio Grande do Sul para atuar nos esforços de combate à devastação causada pelo ciclone extratropical que atingiu o estado. Até o momento, foram registradas 41 mortes e há milhares de pessoas desabrigadas, segundo boletim da Defesa Civil com números atualizados até as 12h deste sábado (9).
O governo do presidente Lula, adotou uma série de medidas para auxiliar na crise: 10 botes salva-vida das FFAA atuam no resgate, 450 homens das FFAA estão no local com equipamentos do Batalhão de Engenharia, 8 aeronaves foram disponibilizadas das FFAA e PRF para apoio às vítimas, 15 mil kits de saúde serão distribuídos e um hospital de campanha em Roca Sales está sendo construído. Além disso, o reconhecimento da emergência em menos de 24h permitiu
a antecipação do fundo de garantia e Bolsa Família, bem como o pagamento de 800 reais emergencial para cada pessoa. 20 mil cestas básicas foram distribuídos e um gabinete de crise, criado.
"Nenhuma demanda que tenha chegado do estado ou municípios não foi atendida", disse Pimenta no vídeo. "Não há nada pendente. Todos recursos necessários par ajudar na reconstrução do RS foram assegurados pelo presidente Lula, acrescentou.
Segundo Pimenta, o presidente Lula já determinou que todo recurso necessário será investido na reconstrução a partir do plano de trabalho que cada cidade nos apresente identificando aquilo que foi destruído. Ele também fez um chamado pela unidade em meio à tragédia.
"É hora de a gente parar de transferir responsabilidade. Parar com a hipocrisia e a distribuição de fake news. Isso não ajuda em nada. A gente precisa é trabalhar", afirmou. "Lula está tratando justamente das mudanças climáticas na Cúpula do G20 na Índia", acrescentou.
"O presidente Lula determinou que seu governo está presente, e vai continuar presente, cumprindo a sua parte nesse momento tão delicado, mas também fundamental para que a gente possa reconstruir", finalizou Pimenta.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: