Uallace Moreira: "Brasil retoma política industrial como ação de estado"
Secretário de Desenvolvimento Industrial do governo Lula diz que a colaboração entre Brasil e China pode facilitar transferência de tecnologias essenciais
247 - O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviço do Ministério do Desenvolvimento do governo Lula, Uallace Moreira, concedeu entrevista à TV 247 durante o evento comemorativo dos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. Ele falou sobre as estratégias e políticas de desenvolvimento industrial que o governo brasileiro está implementando como motor do desenvolvimento nacional.
Segundo Uallace, a China é um parceiro estratégico crucial para o Brasil. A colaboração entre os dois países pode facilitar a transferência e internalização de tecnologias essenciais para revitalizar as cadeias produtivas brasileiras. "A China é um país extremamente importante para formar parcerias, transferir tecnologia e retomar cadeias produtivas no Brasil, permitindo que a indústria recupere seu protagonismo no crescimento econômico," afirmou o secretário.
Refletindo sobre o desenvolvimento econômico da China e outros países asiáticos, Ualace Moreira destacou que esses países conseguiram promover um crescimento robusto e sustentado através de políticas industriais e de inovação. Ele lamentou que o Brasil tenha se afastado dessas políticas a partir dos anos 90, adotando a agenda do Consenso de Washington, que, segundo ele, teve impactos negativos nas cadeias produtivas nacionais. "Os países asiáticos, como a China, mantiveram uma política de desenvolvimento nacional de cadeias produtivas e utilizaram o investimento estrangeiro direto de forma articulada com os interesses nacionais. Precisamos reconhecer que, sem política industrial e de inovação, não conseguiremos ultrapassar a 'armadilha da renda média' e promover o desenvolvimento," observou.
O secretário sublinhou ainda que o governo Lula está comprometido em retomar as políticas industriais e de inovação, visando promover o crescimento e o desenvolvimento sustentável do país. “Agora, com o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin, estamos retomando essas políticas essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Precisamos aprender com os exemplos da China e da Coreia do Sul e evitar os erros do passado," concluiu.
Assista à entrevista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: