TV 247 logo
    HOME > Saúde

    Confira: 4 alimentos comuns que são nocivos à saúde quando reaquecidos

    Vídeos viralizaram com relatos de usuários que alegaram ter sofrido intoxicação alimentar grave após consumir alguns alimentos

    Prato de comida (Foto: Sergio Amaral/Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social)

    247 - Recentemente, vídeos no TikTok viralizaram com relatos de usuários que alegaram ter sofrido intoxicação alimentar grave após consumir alimentos reaquecidos, como sobras de pizza ou arroz. Essa prática comum no cotidiano brasileiro, especialmente em razão da correria do dia a dia, levantou dúvidas sobre quais alimentos são seguros para reaquecer e quais podem apresentar riscos à saúde. As informações são do jornal O Globo.

    Entre os alimentos que podem causar problemas ao serem reaquecidos estão:

    • Arroz: O arroz cozido pode conter Bacillus cereus, uma bactéria formadora de esporos comum no solo e vegetais. Embora o cozimento elimine algumas bactérias, os esporos podem sobreviver e se multiplicar quando o arroz é armazenado inadequadamente, levando a intoxicações alimentares.
    • Ovos: Após o preparo, os ovos devem ser consumidos imediatamente. Eles podem abrigar a bactéria salmonela, que pode se proliferar em ovos já cozidos e reaquecidos.
    • Espinafre: Vegetais de folhas verdes, como espinafre, contêm nitratos que, ao serem reaquecidos, podem se transformar em compostos potencialmente cancerígenos.
    • Batatas: Assim como o arroz, batatas cozidas que ficam fora da geladeira por mais de duas horas podem desenvolver a bactéria Clostridium botulinum, que pode causar botulismo.

    Esses alimentos requerem cuidados no armazenamento e manuseio para evitar riscos à saúde, principalmente ao serem reaquecidos.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados