Vídeo mostra homens fazendo saudação nazista em Catanduva e gera indignação nas redes sociais
Registro publicado no Instagram exibe homens fazendo gesto associado ao nazismo também foi associado ao gesto de Elon Musk durante a posse de Trump
247 - Um vídeo publicado nas redes sociais causou indignação ao mostrar um grupo de homens em Catanduva (SP) fazendo a saudação nazista ao som de "Amerika", da banda alemã de metal Rammstein.
No registro, os participantes aparecem sorrindo enquanto repetem o gesto associado ao regime nazista de Adolf Hitler, estendendo o braço e mantendo a mão espalmada.
Segundo o site Diário Carioca, a postagem foi feita no perfil "Catanduva Humorismo", no Instagram. Mas uma postagem neste sábado (25) diz que "não foi ninguém do nosso grupo", acompanhando de uma imagem que diz que a plataforma retirou o post.
A gravação ainda faz alusão a um gesto semelhante realizado pelo bilionário Elon Musk durante a recém posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, que também gerou controvérsia.
Nas redes sociais, o vídeo gerou uma enxurrada de críticas. "Apologia ao nazismo é crime! Não foram presos?", questionou um usuário.
"Pior de tudo é estarem usando camisa de rock. Não conhecem mesmo o que o rock representa contra todo tipo de autoritarismo e extrema direita", escreveu outro.
"Adivinhem em quem eles votaram para presidente na última eleição? Pista: é inelegível!", ironizou mais um internauta.
Pelos perfis marcados no vídeo, alguns dos envolvidos foram identificados. Jussemar Roces, um dos homens presentes, é pediatra. Outro, Dennis Olivio, que veste uma camisa da banda Kiss, é publicitário e se apresenta como “mentor de médicos”. Outros participantes apagaram seus perfis ou os tornaram privados após a repercussão negativa.
De acordo com a Lei 7.716/1989, apologia ao nazismo, como a realização de saudações, distribuição de emblemas ou propaganda desse regime, configuram crime e podem resultar em penas de reclusão.


