Argélia pode comprar 3 mi de toneladas de trigo russo na temporada após excluir França
O país do norte da África está entre os cinco maiores importadores de trigo russo
MOSCOU (Reuters) - As compras de trigo russo pela Argélia podem chegar a 3 milhões de toneladas métricas nesta temporada, depois que uma grande parte das 510 mil toneladas compradas pela agência estatal de grãos do país africano em uma licitação em 8 de outubro foi concedida à Rússia, disse um missão comercial russa.
"Se a tendência atual continuar, o fornecimento de grãos russos para a Argélia pode chegar a 3 milhões de toneladas até o final da temporada", disse a missão comercial em um comunicado na quarta-feira.
A declaração foi feita depois que a Argélia excluiu as empresas francesas de uma licitação de importação de trigo e exigiu que as participantes não oferecessem trigo de origem francesa, de acordo com fontes comerciais, em aparentes consequências das novas tensões diplomáticas entre Argel e Paris.
A Argélia é um dos maiores compradores de trigo do mundo e, por muitos anos, a França foi, de longe, seu maior fornecedor.
A Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, aspira a se tornar uma superpotência agrícola, com o presidente Vladimir Putin ordenando um aumento de 50% nas exportações agrícolas até 2030.
A missão comercial disse que a Argélia comprou 978.000 toneladas de trigo da Rússia em julho-setembro, os três primeiros meses da atual temporada de exportação.
O país do norte da África está entre os cinco maiores importadores de trigo russo, juntamente com Egito, Arábia Saudita, Irã e Turquia.
O presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, que conquistou um segundo mandato no mês passado, visitou a Rússia em junho de 2023 para uma reunião com Putin, que disse que os laços entre os dois países eram "estratégicos".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: