Lula diz que queimadas prejudicam "empresários sérios" do agronegócio
O chefe do Executivo também mencionou que a União Europeia ameaça incluir os incêndios nas negociações do acordo entre o Mercosul e o bloco
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (8) os responsáveis pelas queimadas florestais, afirmando que essas práticas afetam negativamente "empresários sérios" do agronegócio. Durante a cerimônia de sanção da Lei do Combustível do Futuro, realizada em Brasília, o chefe do Executivo também mencionou que a União Europeia ameaça incluir os incêndios nas negociações do acordo entre o Mercosul e o bloco.
"Eu, quando ouvi a companheira da cooperativa falar aqui, e depois de um monte de empresário falando, eu fiquei pensando: 'por que não é possível a convivência democrática entre os pequenos produtores e o agronegócio? Por que temos que ser inimigos? Por que alguém tem que fazer queimada que vai prejudicar os empresários sérios do país?", questionou o presidente.
"Quem for sério sabe que está sendo prejudicado por alguém irresponsável que resolve fazer fogueira com a floresta para matar nossa fauna. E todos vocês sabem que a União Europeia está ameaçando a gente que vai colocar queimada na mesa de negociação, e estamos dizendo 'não coloque porque estamos preservando mais do que vocês em qualquer outro momento da história ", completou.
O governo federal também está preocupado com a aplicação da lei antidesmatamento da União Europeia, que visa restringir a importação de produtos provenientes de áreas desmatadas após dezembro de 2020. Estima-se que a medida possa impactar até 34% das exportações brasileiras para o continente europeu.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: