TV 247 logo
    HOME > Agro

    MRE e MAPA rebatem campanha de desinformação do Carrefour e asseguram excelência da carne brasileira

    Governo brasileiro rejeita a desinformação sobre os produtos do agro

    Carne em unidade de produção da JBS no Brasil (Foto: Reuters)

    247 - O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Agricultura, divulgou uma nota rebatendo as acusações da varejista francesa Carrefour contra a carne brasileira, alegando suposta má qualidade do produto. 

    Segundo a nota, o Brasil segue os mais rígidos padrões de qualidade internacionais, e não existe justificativa para o protecionismo francês. 

    Também manifesta esperança de que os boicotes anunciados pelos franceses sejam revertidos, criticando a campanha de desinformação. 

    A polêmica começou na quarta-feira passada, quando o presidente mundial do Carrefour, Alexandre Bompard, afirmou em comentário publicado em redes sociais direcionado aos líderes de lobbies agrícolas da França que o acordo UE-Mercosul apresenta "risco da produção de carne transbordar para o mercado francês, deixando de atender às suas exigências e padrões".

    Leia abaixo a íntegra do documento: 

    A respeito de publicação recente do CEO Global do Carrefour, Alexandre Bompard, na rede social X, que contém desinformação e ataca a qualidade de produtos brasileiros, e também de sua retificação em carta ao Ministro da Agricultura e Pecuária, veiculada em 26/11/24, o governo brasileiro se manterá vigilante na defesa da imagem do País e da sua produção, em coordenação com o setor privado.

    O Brasil ressalta a importância da parceria estratégica, dos fluxos de comércio e dos laços históricos que mantém com o continente europeu de maneira geral e com a França em particular. Não obstante, voltará a reagir com firmeza contra qualquer nova campanha que tenha como alvo a imagem de produtos brasileiros, em especial do agronegócio, cujos padrões de excelência ao longo de toda a cadeia produtiva são reconhecidos em todo o mundo.

    A condição de protagonista no mercado global de alimentos, conquistada com produtos competitivos, sustentáveis e, sobretudo, de alta qualidade e rigor sanitário, é resultado do trabalho de várias gerações de brasileiras e brasileiros. Graças a essas características e à capacidade de atender plenamente às exigências e controles sanitários de mais de 160 países, incluindo os rigorosos controles da União Europeia, a produção brasileira também superará, como superou no passado, as atuais manifestações protecionistas baseadas em campanhas generalizadas sem qualquer base nos fatos e no sistemático ataque à imagem de produtos concorrentes.

    O governo brasileiro espera que as empresas que anunciaram boicotes a produtos brasileiros revertam essas decisões infundadas e que todos os atores que tenham contribuído para essa campanha de desinformação tenham presentes as consequências negativas de seus atos e levem em conta o grave impacto que poderão ter para as suas relações com o Brasil, que devem permanecer mutuamente benéficas e sempre pautadas pelo respeito e pela lealdade.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados