TV 247 logo
    HOME > Agro

    Rússia amplia restrições à exportação de grãos

    Como o maior exportador de trigo do mundo, qualquer interrupção nos embarques russos pode elevar os preços globais

    Lavoura de trigo (Foto: Regis Duvignau / Reuters)

    MOSCOU (Reuters) - As autoridades russas interromperam as exportações de grãos em alguns navios pertencentes à Aston, uma das maiores casas de comércio de grãos locais, disseram duas fontes do setor, ampliando uma investigação de qualidade que já restringiu as exportações de outro grande comerciante.

    Como o maior exportador de trigo do mundo, qualquer interrupção nos embarques russos pode elevar os preços globais.

    De acordo com as fontes, o órgão de vigilância agrícola da Rússia, Rosselkhoznadzor, não forneceu certificados fitossanitários a alguns dos navios da empresa. Uma das fontes disse que duas embarcações da Aston não receberam a autorização.

    De acordo com dados citados pelo jornal Kommersant, a Aston exportou mais de 2,7 milhões de toneladas métricas de grãos na primeira metade da temporada de comercialização de 2023/24, o terceiro maior volume depois da Grain Gates e da TD RIF.

    A Aston não respondeu ao pedido de comentário.

    O Rosselkhoznadzor disse no final de março que houve um aumento nas reclamações de países importadores sobre a não conformidade da qualidade dos grãos russos com os requisitos de quarentena, incluindo suprimentos da TD RIF.

    "Nenhuma apelação de outras empresas exportadoras de grãos com relação a problemas com a obtenção de um certificado fitossanitário para produtos de grãos foi recebido pelo Rosselkhoznadzor", disse a agência em resposta a uma solicitação da Reuters na quarta-feira.

    Petr Khodykin, proprietário da TD RIF, disse na semana passada que os navios carregados de sua empresa não podiam deixar o porto, estimando o volume total de remessas congeladas em 400.000 toneladas.

    Recentemente, a agência apresentou propostas de supervisão, incluindo um controle mais rígido sobre as condições fitossanitárias dos grãos destinados à exportação.

    A Rússia espera um recorde de exportações de grãos de 65 milhões de toneladas nesta temporada, devido à boa colheita e aos estoques.

    (Reportagem de Olga Popova)

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados