TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Bolívia apoia imposição de sanções ao Equador por invasão da Embaixada mexicana, diz Arce

    Em 6 de abril, a polícia equatoriana invadiu a embaixada mexicana em Quito usando veículos armados para prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas

    Luis Arce (Foto: X/LuchoXBolivia)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    (Sputnik) - A Bolívia apoia a imposição de sanções contra o Equador em uma resposta emblemática após o assalto sem precedentes à embaixada do México em Quito no início do mês, disse o presidente boliviano Luis Arce à Sputnik.

    Em 6 de abril, a polícia equatoriana invadiu a embaixada mexicana em Quito usando veículos armados para prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que havia recebido asilo lá após ser condenado por corrupção. O México respondeu suspendendo suas relações diplomáticas com o Equador, afirmando que alguns diplomatas mexicanos haviam sido feridos como resultado da invasão policial.

    "A situação é bastante delicada... Se não forem impostas sanções exemplares e se o direito de asilo não for restituído a alguém que gozava desse direito, então o tema do asilo se tornará de fato instável, vulnerável a qualquer um que queira buscar asilo em qualquer parte do mundo", disse Arce.

    O líder boliviano advertiu que o incidente poderia se tornar um "precedente prejudicial", já que nada do tipo jamais ocorreu na América Latina antes.

    "Nunca na história de nossa região, mesmo nos tempos das ditaduras militares das quais sofremos nos anos 60, 70 e até nos anos 80 em vários países da região... Nunca enfrentamos tal agressão e violação dos acordos internacionais", ele disse.

    Em 11 de abril, o México apresentou uma queixa contra o Equador na Corte Internacional de Justiça, exigindo que a filiação do Equador nas Nações Unidas seja suspensa e que um precedente seja estabelecido. As audiências sobre o pedido do México por medidas provisórias contra o Equador estão agendadas para 30 de abril e 1º de maio.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados