TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Bolsa de Valores argentina despenca 6% após escândalo de Milei com criptomoeda

      Presidente apagou postagem e se retratou, mas já enfrenta pressão por investigação no Congresso

      Javier Milei (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian)
      Camila França avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Bolsa de Valores da Argentina registrou forte queda nesta segunda-feira (17), após a polêmica envolvendo o presidente Javier Milei e a divulgação da criptomoeda suspeita $Libra. O índice S&P Merval, principal termômetro do mercado financeiro argentino, chegou a despencar quase 6%, refletindo a preocupação dos investidores com uma possível investigação contra Milei. As informações foram divulgadas pelo Metrópoles.

      A crise começou na última sexta-feira (14), quando Milei fez uma publicação em sua conta no X (antigo Twitter) promovendo a criptomoeda recém-lançada. “A Argentina liberal está crescendo! Este projeto privado será dedicado a incentivar o crescimento da economia argentina por meio do financiamento de pequenas empresas e startups argentinas. O mundo quer investir na Argentina. $LIBRA. Viva a liberdade, porra…!!!”, escreveu o presidente, incluindo um link para investimento.

      O efeito foi imediato. Minutos após o post de Milei, o valor da criptomoeda disparou, atingindo patamares bilionários. No entanto, poucas horas depois, houve um colapso no preço do ativo, levantando suspeitas de fraude e manipulação de mercado.

      O impacto da crise refletiu no mercado financeiro já no primeiro pregão da semana. Por volta das 13h (horário de Brasília), o S&P Merval registrava queda de 4%, marcando 2.292.086,74 pontos. Especialistas apontam que o episódio pode se enquadrar em uma prática conhecida no mercado como "pump and dump", um esquema de valorização artificial de ativos, onde detentores vendem rapidamente suas posições com lucro milionário antes do colapso da cotação.

      O Congresso argentino já discute abrir uma investigação contra Milei por sua participação na divulgação da criptomoeda. A reação foi imediata, com economistas, especialistas do setor e políticos da oposição criticando a atitude do presidente.

      Diante da repercussão negativa, Milei apagou a postagem e tentou minimizar o caso. "Algumas horas atrás postei um tweet, como tantas outras vezes, apoiando uma suposta empresa privada com a qual obviamente não tenho nenhuma ligação. Eu não estava ciente dos detalhes do projeto e, depois de tomar conhecimento dele, decidi não continuar a divulgá-lo (por isso, apaguei o tweet)", justificou.

      Apesar do recuo, Milei não poupou ataques a opositores e rebateu a possibilidade de investigação parlamentar. "Aos ratos imundos da casta política que querem se aproveitar dessa situação para fazer mal, quero dizer que a cada dia eles confirmam o quão vis os políticos são, e aumentam nossa convicção de dar um chute na bunda deles", disparou o presidente.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados