Brasil e Chile firmam cooperação para exploração de minerais estratégicos
Transição energética também será um dos focos da nova parceria firmada entre os ministérios de energia dos países
247 - O Brasil e o Chile firmaram uma carta de intenções para o desenvolvimento do setor de mineração, com foco especial na exploração de minerais estratégicos essenciais para a transição energética. A parceria foi oficializada nesta segunda-feira (5) em um encontro entre os ministros de energia dos dois países, Alexandre Silveira e Diego Pardow, respectivamente, e reafirma o compromisso com a colaboração bilateral.
O acordo, firmado em Santiago, Chile, busca também promover práticas sustentáveis e a troca de conhecimentos técnicos e científicos. Entre os objetivos, destacam-se a atração de investimentos estrangeiros diretos, a adoção de tecnologias avançadas e a capacitação de profissionais no setor.
O ministro Silveira destacou ao 247 a riqueza dos países nos minerais estratégicos e reafirmou os interesses comuns: “O Brasil tem fortalecido cada vez mais sua política de manejo dos nossos recursos minerais, em especial dos minerais considerados como estratégicos para o futuro da energia. Os dois países são riquíssimos em recursos minerais e, certamente, esta carta alavanca bastante nosso interesse em comum, que é a transição energética”.
As pastas também estabeleceram uma declaração conjunta, visando fortalecer a presença dos países em fóruns internacionais, promovendo discussões sobre iniciativas relacionadas à descarbonização e à sustentabilidade na mineração. A criação de um Grupo de Trabalho sobre Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) é um dos principais resultados dessa cooperação, visando compartilhar melhores práticas regulatórias e experiências de mercado.
A parceria não tem caráter juridicamente vinculante, mas representa uma declaração política de intenções para a realização de ações concretas no setor mineral e além.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: