TV 247 logo
HOME > América Latina

Bukele toma posse como presidente para novo mandato em El Salvador

No mesmo ato, foi empossado Félix Ulloa como vice-presidente, que também acompanhou o governante em seu primeiro mandato, iniciado em 1º de junho de 2019

Nayib Bukele (Foto: Reprodução/X/@PresidenciaSV)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Sputnik - O presidente eleito de El Salvador, Nayib Bukele, tomou posse para um segundo mandato de cinco anos em um evento público no centro histórico de São Salvador, capital do país, perante delegações de mais de 80 países e milhares de pessoas.

"Sim, juro", respondeu o Bukele quando questionado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ernesto Castro, sobre o seu compromisso de ser fiel ao mandato conferido pelo povo e de respeitar, e fazer respeitar, a Constituição da República.

No mesmo ato, foi empossado Félix Ulloa como vice-presidente, que também acompanhou o governante em seu primeiro governo, iniciado em 1º de junho de 2019.

A cerimônia decorreu em sessão solene do Congresso no jardim interior do Palácio Nacional, remodelado e decorado para a cerimônia, na presença de delegações internacionais e outros convidados. O ato da posse contou com a presença de:

  • Rei Felipe VI da Espanha,
  • o presidente da Argentina, Javier Milei,
  • o presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves,
  • o secretário de Segurança Interna dos EUA, Alejandro Mayorkas.

Os Estados Unidos, que em 2021 condenaram a decisão do Supremo Tribunal salvadorenho de permitir a reeleição presidencial imediata, enviaram à cerimônia uma delegação inteira liderada por Mayorkas, que fez uma reunião particular com o presidente salvadorenho. O Secretário de Segurança Interna dos EUA reafirmou "o compromisso comum dos Estados Unidos e de El Salvador em abordar questões-chave de interesse mútuo".

Bukele dirigiu-se então à população a partir de uma das varandas do segundo andar do Palácio, em frente à Praça Cívica, que leva o nome do herói da independência, Gerardo Barrios. Em sua primeira mensagem à nação, com frequentes invocações a Deus, Bukele destacou que El Salvador realizou o milagre de derrotar o câncer dos grupos criminosos e de transformar o país mais violento do mundo no mais seguro do Hemisfério Ocidental.

Nesse sentido, insistiu que nos próximos cinco anos estas outras doenças serão curadas e pediu à população que confie e apoie as novas medidas tomadas para esse fim, mesmo que pareçam "remédios amargos".

"El Salvador mudou para sempre, nosso governo já deu frutos, como a árvore que deu bons frutos em abundância, o caminho em breve será irreversível, e primeiro Deus, já superamos o mais difícil, o mais urgente, mas faltam doenças, ninguém nega", afirmou.

Bukele pediu à multidão, que constantemente o aplaudia cantando seu nome, que levantasse a mão e fizesse um novo juramento, como fez em sua primeira posse, em junho de 2019.

O atual presidente foi empossado para um segundo mandato de cinco anos após vencer as eleições presidenciais de 4 de fevereiro com 84,65% dos votos válidos, segundo dados oficiais do Tribunal Supremo Eleitoral de El Salvador.

O amplo apoio a Bukele e à sua gestão também se refletiu na votação para o Congresso, onde o partido governista Nuevas Ideas obteve 54 dos 60 deputados, uma maioria qualificada que permitirá ao presidente salvadorenho empreender um maior número de reformas e promover medidas legislativas que se adequam ao seu plano de governo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados