TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Chanceler da Venezuela responde a Boric: "Não precisamos do seu reconhecimento"

    Mais cedo, presidente do Chile disse que é "difícil de acreditar" na vitória de Maduro

    Yván Gil, chanceler da Venezuela (Foto: Correo del Orinoco )

    247 - Caracas respondeu ao presidente chileno, Gabriel Boric, após o mandatário afirmar que os resultados das eleições presidenciais na Venezuela, que confirmaram a reeleição de Nicolás Maduro, eram "difíceis de acreditar".

    "Talvez sua incompetência seja a causa de desconhecer que os filhos de Bolívar e de Chávez não precisam do seu reconhecimento desvalorizado, aqui sim derrotamos o fascismo com votos e com apoio popular, e além disso somos livres de tutelas, coisa que infelizmente seu governo jamais poderá dizer", expressou o chanceler venezuelano Yván Gil em sua conta no X.

    Mais cedo, Boric disse que é "difícil de acreditar" na vitória de Maduro e que o Chile não reconhecerá nenhum resultado "que não seja verificável".

    "A comunidade internacional e sobretudo o povo venezuelano, incluindo os milhões de venezuelanos no exílio, exigem total transparência das ações e do processo, e os auditores internacionais não se comprometem com o governo na conta da veracidade dos resultados", escreveu Boric. O líder chileno postou suas declarações no X.

    O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou na madrugada desta segunda-feira (29) o presidente venezuelano Nicolás Maduro como vencedor após o líder de 61 anos assegurar 51,2% dos votos, com 80% das urnas apuradas. As pesquisas de boca de urna colocaram seu principal rival, Edmundo Gonzalez, com 44,2%. Maduro começará seu terceiro mandato em 10 de janeiro de 2025.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados