Claudia Sheinbaum denuncia guerra digital contra o governo mexicano
Presidente denuncia ataques cibernéticos orquestrados para vincular seu governo ao crime organizado e criar narrativa falsa sobre o México
247 - Em uma denúncia grave contra ataques cibernéticos orquestrados pela oposição, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, revelou que um esforço coordenado está sendo feito para descreditar seu governo e associá-lo ao crime organizado, especialmente após a descoberta de um campo de extermínio em Teuchitlán, Jalisco, relata o portal Construir Resistência.
A guerra digital, segundo a presidente, busca manipular a opinião pública e promover a ideia de que o México é um “narcoestado”, utilizando recursos ilegais, como a compra de bots – contas automatizadas em redes sociais – para espalhar informações falsas.
A denúncia foi feita por Sheinbaum em uma entrevista recente, onde explicou como, entre os dias 12 e 17 deste mês, ela e o ex-presidente Andrés Manuel López Obrador se tornaram alvos de ataques virtuais orquestrados. Segundo a presidente, criminosos cibernéticos investiram quase 20 milhões de pesos mexicanos para financiar essa campanha de desinformação. "A realidade é que as pessoas no nosso país são muito conscientes e ninguém mais acredita nelas; No entanto, devemos continuar a reportar os fatos", afirmou Sheinbaum, destacando a importância da transparência em meio a essas tentativas de manipulação.
A utilização de bots, ou contas falsas automatizadas, foi identificada como a principal ferramenta para criar uma narrativa distorcida sobre o governo mexicano. "O caso Teuchitlán foi manipulado com o uso de bots para gerar uma narrativa inorgânica que busca envenenar a conversa, atacando a presidente e o presidente López Obrador", explicou Sheinbaum. Além disso, ela apontou que o impacto desses ataques não se restringe ao México. "A promoção por parte da oposição tem sido, no mínimo, extrema, como é o caso do filiado desta posição Xóchitl Gálvez; figuras internacionais de extrema direita como o espanhol Agustín Antonetti e o venezuelano Eduardo Menoni; bem como contas da Colômbia, Espanha e EUA, todas apoiadas por um orçamento que, ao longo de quatro dias, desperdiçou US$ 1 milhão em atividades antigovernamentais no ambiente digital", acusou a presidenta.
Para Sheinbaum, o uso de dinheiro e bots para criar uma campanha de desinformação não reflete a realidade do México, mas sim uma tentativa deliberada de manipular a opinião pública para fins políticos. Ela também ressaltou que a situação é mais grave porque, além da campanha contra o governo, surgiram notícias falsas que tentam distorcer a realidade sobre a América Latina e o Caribe, piorando ainda mais o cenário de desinformação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: