Claudia Sheinbaum diz que está pronta para o que está por vir
A presidenta eleita detalhou a agenda dos primeiros dias de governo
247 - Em seu último dia na transição de governo, a presidenta eleita do México, Claudia Sheinbaum, disse que está “pronta para o que está por vir”. Além disso, detalhou a agenda de atividades que terá nos primeiros dias de mandato e anunciou que a partir de janeiro fará os primeiros ajustes em seu gabinete com uma reestruturação orgânica de vários órgãos.
Às vésperas de jurar como Presidente da República, disse que está “bem, feliz, claro que há melancolia com o carinho que temos pelo Presidente Andrés Manuel López Obrador e pela sua retirada da vida pública, mas ao mesmo tempo, muita responsabilidade, pronto para o que está por vir.”
Nesta segunda-feira a presidenta eleita anunciou que divulgará algumas das nomeações pendentes, antes de prestar juramento nesta terça-feira (1) como Presidente da República. Anunciou ainda que “vamos fazer uma mudança muito importante a partir de janeiro, no governo, então alguns colegas que entram num cargo vão depois para outro.”
Questionada em quais ministérios haveria tais ajustes, ela respondeu: “Em todos eles vamos reduzir ainda mais os gastos do governo e também em alguns mudar sua estrutura orgânica, para que funcione melhor com os novos programas”.
Sobre a sua agenda para os próximos dias, afirmou que “amanhã vamos primeiro ao Congresso, depois vamos ao Palácio Nacional, lá tiramos uma foto com o gabinete, ouvimos o juramento. “Depois tiramos fotos com os principais líderes que nos visitam, depois fazemos uma refeição com eles e depois celebramos com o povo mexicano no Zócalo”.
Acrescentou que na quarta-feira conduzirá sua primeira “mañanera”, com sua coletiva de imprensa matinal, e depois realizará reuniões internas. À tarde irá a Acapulco, para revisar as ações de atendimento à população afetada pelo furacão John, junto com o governador de Guerrero, o governador de Michoacán e o presidente municipal de Acapulco, mas esclareceu que será um evento privado reunião, da qual apresentará detalhes no dia seguinte. Ele ainda está pensando se viajará de carro ou de avião.
Na quinta-feira ele planeja estar na Cidade do México, enquanto na sexta-feira "provavelmente iremos a Veracruz à tarde porque normalmente no dia 4 de outubro se comemora o aniversário da Marinha Mexicana com a Marinha, mas ao mesmo tempo é a celebração de os 200 anos da Constituição de 1824, então vamos juntar tudo e ir a Veracruz para uma pequena comemoração, 200 anos da primeira Constituição da República, com um evento público.”
No sábado ela participará da posse de Clara Brugada como Chefe do Governo da Cidade do México e à tarde irá a Morelos.
A presidente eleita explicou que para sua posse “vai estar lá o Supremo Tribunal de Justiça da Nação, é um ato republicano, tem o Congresso da União, tem o Supremo Tribunal, e tem aí estão os governadores e governadores.”
Sobre as atividades desse dia, referiu que se reunirá à tarde com “os principais presidentes” e com a esposa do presidente dos Estados Unidos. Ele realizará “algumas breves reuniões bilaterais”, enquanto alguns também terão uma reunião com o presidente López Obrador. Anunciou que no caso dos países que não enviaram à posse chefes de Estado, comparecem vice-presidentes, ex-presidentes, representantes de senados ou parlamentos ou embaixadores. No total são 105 países que enviam representantes, com 19 líderes.
Com informações do La Jornada.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: