HOME > América Latina

Começa campanha para as eleições judiciais no México

Aproximadamente 100 milhões de eleitores estão aptos a votar no pleito inédito, que definirá 881 cargos no sistema de Justiça

Suprema Corte do México (Foto: Reuters)

247 - Mais de 3.400 candidatos deram início à campanha eleitoral para a primeira eleição popular do Poder Judiciário do México, marcada para o próximo dia 1º de junho. A reportagem é da Telesur

De acordo com o Instituto Nacional Eleitoral (INE), aproximadamente 100 milhões de eleitores estão aptos a votar para escolher 881 cargos no sistema de Justiça, incluindo postos na Suprema Corte de Justiça da Nação (SCJN). Nesta primeira eleição judicial da história do país, estão em disputa: 

- 63 cargos na SCJN,
- 38 no Tribunal Judicial,
- 15 na Sala Superior do Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TEPJF),
- 96 nas salas regionais do Tribunal Eleitoral,
- 1.640 para magistraturas,
- 1.570 para juizados.

Além disso, 19 estados mexicanos renovarão seus sistemas judiciais, totalizando mais 1.787 cargos em disputa. Conforme previsto na legislação eleitoral, os candidatos não receberão recursos públicos. Poderão utilizar fundos próprios, respeitando o limite de quase 11 mil dólares para aspirantes a cargos de juízes e até 70 mil dólares para candidatos à Suprema Corte.

A contratação de espaços publicitários também está proibida. Assim, os postulantes deverão utilizar as redes sociais para divulgar suas candidaturas, desde que não façam pagamentos para impulsionar suas publicações.A campanha eleitoral se encerra em 28 de maio, três dias antes da histórica votação.

Artigos Relacionados