Conselho da Organização dos Estados Americanos condena o Equador de forma unânime por invasão à embaixada do México
Autoridades equatorianas teriam ido até o local para sequestrar o ex-vice-presidente Jorge Glas
247 – Durante a sessão do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington, nesta terça-feira (9), o Equador foi unanimemente condenado pelos representantes dos países da região por ter invadido a embaixada do México, em Quito, e sequestrado o ex-vice-presidente Jorge Glas na sexta-feira (5).
Ao discutir a crise diplomática entre Equador e México, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, ressaltou que os representantes não deveriam permitir que o ocorrido em Quito estabelecesse um precedente. "Devemos exigir que se retome o caminho da legalidade internacional, respeitando plenamente as normas e restaurando a situação ao seu estado anterior", afirmou.
Os países-membros da organização negociavam uma resolução simbólica para condenar a ação do governo de Daniel Noboa contra a diplomacia mexicana. "Não se trata de Jorge Glas (...) o tema aqui não é esse, o tema é o respeito ao direito internacional. Este é um precedente nefasto no sistema internacional. O embaixador Roberto Canseco recebeu golpes, mas poderia ter sido pior”, declarou a representação hondurenha.
A delegação brasileira também esteve presente e defendeu o direito ao asilo político, concedido pelo México a Glas pouco antes do sequestro na embaixada. "Nem nos piores e nos mais sombrios tempos das ditaduras militares em nosso continente o direito à inviolabilidade dos locais de missão diplomática foi violado", disse a diplomacia brasileira.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: