Conselho Latino-Americano de Justiça e Democracia denuncia ameaças à vida de Jorge Glas
Equador vive um contexto de perseguição política sistemática através de meios judiciais
247 - O Conselho Latino-Americano de Justiça e Democracia (CLAJUD) denuncia o grave risco à vida do ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas Espinel.
No último dia 5 de janeiro, ele foi evacuado momentaneamente da prisão de segurança máxima de La Roca, aparentemente porque os prisioneiros se amotinaram. Mas, acentua a nota do CLAJUD, “não há informações oficiais sobre o ocorrido e mesmo quando o advogado de Jorge Glas compareceu ao presídio para corroborar o ocorrido, impediram sua entrada.”
Leia a íntegra do documento do CLAJUD assinado por destacadas personalidades jurídicas do mundo
Do Conselho Latino-Americano de Justiça e Democracia (CLAJUD) denunciamos com preocupação o grave risco à vida do ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas Espinel, sabendo que no dia 5 de janeiro foi evacuado momentaneamente da prisão de segurança máxima de La Roca, aparentemente porque os prisioneiros se amotinaram. Porém, não há informações oficiais sobre o ocorrido e mesmo quando o advogado de Jorge Glas compareceu ao presídio para corroborar o ocorrido, impediram sua entrada.
Isto é gerado num contexto de perseguição política sistemática através de meios judiciais no Equador, num processo de lawfare que transcendeu as fronteiras nacionais, desde que Jorge Glas foi sequestrado (detido arbitrariamente) em 5 de abril de 2024 da embaixada do México em Quito e forçado e transferido ilegalmente para a prisão de segurança máxima de La Roca.
Múltiplas denúncias e alertas foram feitos sobre a vulnerabilidade e o risco de vida de Jorge Glas devido ao seu fraco estado de saúde agravado pelo seu confinamento em La Roca. As denúncias foram levantadas tanto em nível de organizações interamericanas, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), como também perante o Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária, um procedimento especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU, e perante o Comité sobre a Tortura da ONU. Em todos os casos foi sublinhado e sublinhado que a vida de Jorge Glas está em perigo.
O Comitê da ONU sobre Tortura ratificou isso, alertando em 14 de novembro de 2024, que o Estado do Equador deve “garantir que o ex-vice-presidente detido, Jorge David Glas Espinel, seja tratado com humanidade e dignidade, alertando que sua situação "pode ser fatal."
Devido aos acontecimentos ocorridos recentemente, que mostram o agravamento da violência no Equador, num cenário de perseguição política que parece não ter limites, nós do CLAJUD reiteramos o nosso apelo à comunidade internacional para reverter urgentemente esta situação injusta e ilegal, que põe em perigo a vida de Jorge Glas.
Baltasar Garzón, jurista – ESPANHA
Carol Proner, jurista – BRASIL
Gisele Ricobom, advogada – BRASIL
Larissa Ramina, advogada – BRASIL
Gerardo Pisarello, político e jurista – ESPANHA
Enrique Santiago, político e advogado – ESPANHA
Harold Correa, advogado e consultor – CHILE
Claudio Nash, advogado e consultor – CHILE
Emilio Camacho, jurista – PARAGUAI
Elizabeth Gómez Alcorta, advogada – ARGENTINA
Lina Mejía, advogada – COLÔMBIA
Silvina Romano, historiadora e comunicadora social – ARGENTINA
Charlotth Back, jurista – BRASIL
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: