Cuba lamenta morte do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter
Carter fez esforços pelo restabelecimento de relações entre os EUA e Cuba
Prensa Latina - O governo cubano lamentou neste domingo (29) a morte de James Carter, presidente dos Estados Unidos de 1977 a 1981.
“Expressamos a nossa homenagem e respeito ao presidente James Carter, que sabemos que fez esforços para conseguir uma relação construtiva entre Cuba e os Estados Unidos”, declarou o Ministério das Relações Exteriores da maior das Antilhas através da rede social X.
Da mesma forma, o texto destaca que Carter “visitou nosso país e trabalhou por causas humanitárias”.
Por sua vez, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel expressou o seu pesar pela morte do ex-presidente dos EUA.
“Condolências ao povo e ao governo dos Estados Unidos, especialmente à família e entes queridos do Presidente James Carter”, escreveu o chefe de Estado na sua rede social.
“Nosso povo recordará com gratidão os seus esforços em favor da melhoria das relações, as suas visitas a Cuba e o pronunciamento a favor da liberdade dos Cinco”, acrescenta a mensagem.
Em relação a Cuba, Carter mostrou mudanças na abordagem da política para a Ilha, incluindo alguns passos para a normalização das relações diplomáticas.
Após seu mandato, Carter, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 2002, continuou a sua atividade política internacional.
Em 2002, Carter visitou Havana e pediu o fim do bloqueio contra Cuba. Retornou mais tarde, em 2011. Também esteve entre as vozes que rejeitaram a existência de uma prisão na Base Naval de Guantánamo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: