Cuba recupera parte da eletricidade após apagão
Em Havana, as ruas ficaram quase desertas, com poucos veículos circulando, enquanto a iluminação era garantida apenas por velas e lanternas
247 - O governo de Cuba informou que uma parte do fornecimento de energia foi restabelecida na noite de sábado (19), após o país enfrentar o maior apagão dos últimos dois anos. Milhões de cidadãos ficaram sem eletricidade por cerca de 48 horas. Em Havana, com uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes, as ruas estavam quase desertas, com poucos veículos circulando, enquanto a iluminação era garantida apenas por velas e lanternas.
Como medida emergencial, o governo cubano adotou ações para reduzir o consumo de eletricidade. Entre elas, a suspensão temporária das aulas em escolas e universidades, o fechamento de algumas repartições públicas e a interrupção de serviços considerados não essenciais. O blecaute foi provocado pelo aumento no uso de aparelhos de ar condicionado domésticos e pela maior demanda gerada por pequenas e médias empresas.
A matriz energética da ilha depende de 8 usinas termoelétricas antigas, muitas das quais estão em manutenção ou apresentam falhas. Além disso, Cuba utiliza 7 unidades flutuantes arrendadas de empresas turcas para complementar a geração de energia. Ainda não há previsão oficial para o restabelecimento total do fornecimento elétrico.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: