TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Diplomacia de Lula vê dificuldades na reação 'em bloco' da Celac contra deportações de Trump

    A aposta da diplomacia brasileira será apresentar reivindicações humanitárias para os deportados

    (Foto: Reprodução)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A diplomacia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que são remotas as chances de os países da América Latina e do Caribe reagirem em bloco contra a política de deportações em massa do governo de Donald Trump, dos Estados Unidos. A avaliação é de que a presença de entusiastas de Trump na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) deve impedir ações mais contundentes. As informações são da jornalista Daniela Lima, do g1.

    Diante desse contexto, a posição do Brasil será de tentar apresentar reivindicações por condições humanitárias nos voos de deportação. Neste final de semana, um voo com deportados pousou em Manaus com brasileiros algemados e acorrentados. Além disso, o grupo afirmou ter sofrido maus tratos, com agressões físicas e psicológicas, sem ter acesso a banheiro e água.

    Os diplomatas brasileiros acreditam que esse é apenas o único espaço para diálogo na Celac, já que aliados de Trump como Javier Milei, da Argentina, e Nayib Bukele, de El Salvador, devem sair em defesa dos norte-americanos. Eles também avaliam que a expulsão do território americano é visto como um direito inalienável e irrecorrível do governo Trump. O caminho a seguir, portanto, seria o de negociar garantias mínimas de tratamento digno.

    A equipe de diplomatas de Lula também analisa a escalada das tensões entre Estados Unidos e Colômbia, após o presidente colombiano Gustavo Petro se recusar a receber um voo com deportados neste final de semana. Eles acreditam que Petro cometeu um erro estratégico ao recusar a chegada do avião com o ingresso no espaço aéreo colombiano já autorizado, o que foi visto como uma provocação política.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados