HOME > América Latina

Em Paris, Javier Milei e Emmanuel Macron falam sobre o "infeliz" tuíte de Victoria Villarruel contra a França

Milei e seu par europeu mantiveram um encontro durante uma hora no Palácio do Eliseu, onde também abordaram temas referentes a futuras investimentos

Javier Milei e Emmanuel Macron (Foto: Gabinete de Milei)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

C5N - O presidente da Argentina, Javier Milei, e seu par europeu, Emmanuel Macron, mantiveram nesta sexta-feira (26) um encontro durante uma hora no Palácio do Eliseu na véspera da inauguração dos Jogos Olímpicos 2024, no qual falaram, segundo informou o porta-voz argentino Manuel Adorni, sobre o "infeliz tuíte" da vice-presidente argentina, Victoria Villarruel, contra a França.

O funcionário acrescentou em seu canal oficial que Macron "tomou um momento para agradecer diretamente e especialmente à Sra. Karina Milei por suas palavras na semana passada em ocasião da polêmica pelos cânticos esportivos e o desafortunado tuíte da vice-presidente. Disse pessoalmente que apreciou sua intervenção".

Dias atrás, Villarruel havia expressado em suas redes sociais apoio ao jogador da Seleção argentina Enzo Fernández depois que veio à tona um vídeo onde os jogadores celebravam com uma canção com uma frase considerada racista pela conquista da Copa América 2024.

"Nenhum país colonialista vai nos intimidar por uma canção de estádio nem por dizer as verdades que não querem admitir. Chega de simular indignação, hipócritas. Enzo, eu te apoio, Messi, obrigado por tudo! Argentinos sempre de cabeça erguida! Viva a Argentinidade!", foi a mensagem publicada pela vice-presidente que desencadeou um conflito no interior de La Libertad Avanza e que motivou o pedido de desculpas da irmã do Presidente na embaixada francesa.

O chefe de Estado chegou às 6:11 (hora argentina) à sede do governo francês, onde foi recebido pelo presidente europeu. Desceu do veículo oficial e se cumprimentaram com um aperto de mão. Após as fotos de praxe, entraram no edifício.

Além de sua irmã e secretária geral da presidência, o encontro também contou com a presença do embaixador argentino na França, Ian Sielecki, e do embaixador argentino nos EUA, Gerardo Werthein.

Quais temas foram discutidos na reunião entre Milei e Macron - Além da polêmica sobre os comentários publicados pela vice-presidente, o porta-voz revelou que o presidente descreveu "de maneira detalhada e vigorosa" as políticas implementadas em seu governo e "explicou a Lei Bases, o RIGI e a importância desses instrumentos para o país".

Dialogaram sobre os investimentos franceses na Argentina, momento em que Macron "destacou o interesse que existe na França pela Argentina hoje em dia e em seu processo de reformas". Também foram abordados temas referentes aos desafios globais existentes a nível mundial. 

Sobre a guerra na Ucrânia, o presidente da França agradeceu a Milei o apoio da Argentina a Volodímir Zelensky e pediu que "siga por esse caminho". Depois, ambos os mandatários coincidiram na "preocupação pela situação atual da Venezuela" e afirmaram o desejo de trabalhar juntos "em benefício da democracia venezuelana".

A inteligência artificial foi outro dos temas abordados no Palácio do Eliseu. Tanto Macron quanto Milei se reconheceram como referências no debate global sobre o futuro da IA.

Durante o encontro, o presidente Milei fez "uma revisão minuciosa da história econômica mundial para expressar o potencial econômico da revolução tecnológica que estamos vivendo e deixou clara sua postura contra as regulações que poderiam ser nocivas e limitar o crescimento exponencial da riqueza global que esta inovação pode permitir", detalhou Adorni.

Como segue a agenda de Javier Milei na França - Depois do encontro com Macron, a agenda oficial do mandatário argentino continuou com uma reunião de Milei com cinco empresários europeus, em sua maioria franceses, para depois, ao meio-dia, participar da recepção oferecida pelo mandatário francês em homenagem aos chefes de Estado no contexto da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

Um dos temas abordados na reunião entre Milei e Macron foi a possibilidade de um acordo entre a União Europeia e o Mercosul e os benefícios que as empresas francesas poderiam ter ao investir na Argentina.

À tarde, Milei assistirá às 15h ao desfile dos atletas pela abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024, onde a delegação argentina aparecerá na 12ª posição, conforme a ordem alfabética das nações.

A estadia de Milei finalizará no sábado, quando, às 6h, partirá o voo de regresso à Argentina, onde chegará às 21h, com escala em Assunção, Paraguai.

A reunião ocorreu na Embaixada argentina na França, onde o presidente, junto com a secretária geral da Presidência, Karina Milei, e o embaixador Ian Sielecki, se reuniu com Estelle Brachlianoff, diretora executiva da Veolia Environnement, cuja companhia desenvolve gestão de água, resíduos e energia; Patrick Pouyanné, CEO da TotalEnergies, grupo empresarial do setor petroquímico e energético; Xavier Niel, empresário da indústria de telecomunicações e tecnologia.

Também estiveram presentes Alexandre de Rothschild, presidente executivo da NM Rothschild & Sons, e Thomas Triomphe, CEO de Vacinas da Sanofi, envolvido na prevenção da infecção respiratória aguda baixa (IRAB) em recém-nascidos e crianças.

"Grande expectativa pelo caminho que a Argentina está trilhando. Fim", publicou o porta-voz presidencial Manuel Adorni em sua conta no X (antigo Twitter) em referência ao encontro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados