"Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe", diz Lula ao parabenizar novo presidente do Uruguai
Presidente brasileiro destaca importância da eleição de Yamandu Orsi para integração regional e fortalecimento do Mercosul
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, neste domingo (24), o recém-eleito presidente do Uruguai, Yamandu Orsi, pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais. Em publicação no X (antigo Twitter), Lula exaltou o caráter democrático e pacífico do pleito, além de reforçar a relevância da vitória de Orsi, da Frente Ampla, para o fortalecimento da integração latino-americana. "Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje", escreveu.
Lula também sublinhou a importância de uma cooperação ainda mais estreita entre Brasil e Uruguai, destacando a continuidade dos trabalhos conjuntos no Mercosul e em outros fóruns internacionais. "Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional", afirmou o presidente brasileiro.
A vitória de Orsi marca o retorno da Frente Ampla ao poder no Uruguai, consolidando uma guinada progressista no cenário político da América Latina. Yamandu Orsi, que teve o apoio de figuras históricas como o ex-presidente José "Pepe" Mujica, promete fortalecer a integração regional, priorizando temas como desenvolvimento sustentável e políticas sociais. Lula e Orsi devem se encontrar em breve para alinhar agenda.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: