Evo Morales anuncia candidatura presidencial na Bolívia
O ex-presidente afirmou que será o "candidato único" nas eleições marcadas para agosto
247 - O ex-presidente da Bolívia Evo Morales (2006-2019) anunciou que se unirá a representantes do partido político Frente para la Victoria (FPV) e será o "candidato único" à presidência nas eleições de 17 de agosto na Bolívia. Ele era integrante do partido governista Movimento ao Socialismo (MAS).
"Já temos o partido para participar das eleições deste ano! Com o Frente para la Victoria, vamos vencer novamente as eleições nacionais (...) Quero que saibam que não há nenhuma condição, aqui tudo é para salvar a Bolívia", disse.
Conforme relatos divulgados pela DW, Morales está na região de Cochabamba (centro), seu reduto político e sindical, de onde não sai desde 24 de outubro de 2024. Seus aliados o protegem no local para evitar uma ordem de prisão contra ele após acusações de envolvimento com um esquema de tráfico humano. O ex-governante denuncia perseguição judicial.
A declaração ocorreu um dia antes de o MAS, liderado pela ala aliada ao presidente Luis Arce — de quem Morales se distanciou —, realizar um congresso para definir os mecanismos de escolha da chapa oficialista, sem a participação de Morales.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: