Governo boliviano chama a defender a democracia e adverte para ninguém tentar tirar proveito do golpe de Estado fracassado
A ministra da Presidência boliviana María Nela Prada estabeleceu a posição do governo sobre o golpe de Estado fracassado
247 - A ministra da Presidência da Bolívia, María Nela Prada, pediu à população que defenda a democracia e que ninguém utilize o golpe de Estado fracassado com fins de ganhos políticos ao tentar colocar em dúvida os fatos ocorridos sob o comando do ex-general Juan José Zúñiga.
María Nela Prada ofereceu na quarta-feira (26) uma coletiva de imprensa, acompanhada do gabinete presidencial, na qual estabeleceu a posição dos ministros sobre o golpe de Estado fracassado e a atuação da população para conjurar uma tentativa de interrupção do mandato do presidente Luis Arce, informa a Telesur.
“Dizemos de maneira firme e plena ao povo boliviano e à comunidade internacional que o que vivemos hoje foi uma tentativa de golpe, um golpe fracassado”, afirmou a ministra.
A alta funcionária boliviana assegurou que as versões da oposição e de alguns analistas “buscam tentar obter uma pequena vantagem de posicionamento político”.
A ministra Prada indicou que, em parte de sua declaração policial na Força Especial de Luta Contra o Crime (Felcc) de La Paz, o ex-general Juan José Zúñiga afirmou que o plano golpista não se concretizou porque as unidades militares de Viacha, assim como o pessoal das Forças Armadas e da Força Aérea, demoraram a chegar à capital para consumar o golpe de Estado.
Além disso, ela lembrou que a tentativa de golpe de Estado deixou pelo menos 12 feridos, como parte da violência exercida pelos militares.
María Nela Prada comentou que a comunidade internacional e diferentes atores sociais e políticos bolivianos condenaram o golpe de Estado fracassado, que será investigado por via penal e militar para responsabilizar todos os envolvidos desde o planejamento até a execução do plano.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: