Secretário Geral da ONU apela por proteção à ordem constitucional na Bolívia
Antonio Guterres manifestou preocupação com os acontecimentos desta quarta-feira, quando o general Zúñiga, junto com um grupo de militares, tentou tomar o controle do país à força
Prensa Latina - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu nesta quarta-feira para proteger a ordem constitucional na Bolívia após a tentativa de golpe de Estado que abalou o país.
Um comunicado oficial do titular do organismo pediu, em particular, às Forças Armadas que preservem também um clima de paz.
O alto representante manifestou sua preocupação com os acontecimentos desta quarta-feira, quando o general Juan José Zúñiga, chefe do Exército, junto com um grupo de militares, tentou tomar o controle do país à força.
Após a intentona golpista, o Escritório das Nações Unidas no país instou todos os atores bolivianos, incluindo as Forças Armadas, a agirem com responsabilidade, moderação e apego aos valores democráticos que foram arduamente construídos e defendidos ao longo dos anos.
A representação insistiu na necessidade de preservar um clima de paz e a garantia dos direitos humanos, lembrando a importância de resolver as diferenças através dos mecanismos institucionais e democráticos estabelecidos.
“A democracia se fortalece mediante a participação e o respeito às normas que regem a convivência pacífica. É momento de que todos os atores evitem discursos e ações que possam exacerbar as tensões”, afirmou em comunicado.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: