Governo de Javier Milei inicia processo de adesão da Argentina à OCDE
Argentina enfrenta forte crise social desencadeada pelos cortes de Milei. OCDE reúne 38 países desenvolvidos de diferentes partes do mundo
RT - O governo da Argentina iniciou nesta quinta-feira (2) o processo formal para integrar-se à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
No contexto de sua extensa turnê internacional, a chanceler Diana Mondino participou nesta quinta-feira da reunião do Conselho de Ministros da organização, que ocorreu em Paris, França.
No encontro, a representante diplomática do governo de Javier Milei recebeu a aprovação da rota de acesso que permite dar início formal ao processo de ingresso na OCDE, organização que integra as economias desenvolvidas.
Em um breve discurso, Mondino afirmou que a Argentina quer "focar em um sistema baseado em regras, não apenas para um maior bem-estar" de seus cidadãos, mas também para "consolidar a agenda pela liberdade que a Argentina está promovendo neste momento".
Além disso, a chanceler expressou o "forte desejo" do governo libertário de se juntar o quanto antes ao organismo, embora tenha reconhecido que a admissão "será complexa", reportou o jornal El Cronista.
Durante sua estadia em Paris e após ter cumprido sua agenda diplomática na China, Mondino manteve reuniões com o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, e com autoridades da União Europeia, além de participar em audiências bilaterais com pares europeus e de outros países, informou o Ministério de Relações Exteriores argentino.
A OCDE reúne 38 países desenvolvidos de diferentes partes do mundo com o objetivo de monitorar as políticas públicas aplicadas e padronizar as boas práticas e programas para um funcionamento correto dos principais indicadores de cada nação. Na América Latina, México, Costa Rica, Colômbia e Chile são os únicos que atualmente integram o organismo multilateral.
A incorporação da Argentina ao ente internacional já havia sido proposta pelo ex-presidente Mauricio Macri em 2016, embora ele não tenha conseguido concretizá-la.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: