Itamaraty classifica ausência de Milei na cúpula do Mercosul como 'lamentável'
Enquanto isso, presidente da Argentina participará de um fórum de extrema-direita realizado no Brasil
247 - O governo federal lamentou a decisão do presidente da Argentina, Javier Milei, de não participar da 64ª Cúpula do Mercosul, no Paraguai, na próxima segunda-feira (4), informa o Terra. Milei, no entanto, estará presente em uma conferência da extrema-direita que será realizada no próximo final de semana, em Santa Catarina, onde se encontrará com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"A gente lamenta, não é desejável que isso aconteça. Mas o Mercosul tem 33 anos de história, é um bloco consolidado, não altera nada na cúpula. Mas, politicamente, é lamentável", declarou a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores.
A diplomata também evitou se manifestar sobre os ataques que o presidente argentino fez contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o chamando de “perfeito dinossauro idiota”. A estratégia do governo é evitar “dar palanque” a Milei e, por isso, não haverá nenhuma resposta do lado brasileiro. No Mercosul, a Argentina será representada pela chanceler Diana Mondino. Lula participará do encontro e visitará a Bolívia para se reunir com o presidente do país vizinho, Luis Arce.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: