HOME > América Latina

Itamaraty condena tentativa de golpe na Bolívia e lembra cláusula do Mercosul

"Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia", aponta a nota do chanceler Mauro Vieira

Mauro Vieira (Foto: Pedro França/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O governo brasileiro emitiu uma forte condenação à tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia. A ação envolve a mobilização irregular de tropas do Exército boliviano, representando uma clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país.

Em nota oficial, o Governo brasileiro expressou seu total apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce, bem como ao Governo e ao povo bolivianos. O Brasil enfatizou que manterá comunicação constante com as autoridades legítimas da Bolívia, além de dialogar com os governos de outros países da América do Sul. O objetivo é repudiar essa grave violação da ordem constitucional boliviana e reafirmar o compromisso com a democracia na região.

A nota destaca ainda que esses eventos são incompatíveis com os compromissos assumidos pela Bolívia no âmbito do MERCOSUL, especialmente sob o Protocolo de Ushuaia, que enfatiza a plena vigência da democracia entre seus membros.

O apoio do Brasil e dos demais países sul-americanos é visto como crucial para garantir a estabilidade democrática na Bolívia e na região, reforçando os valores democráticos e a ordem constitucional. Leia a nota:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país.

O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região. Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO