TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Lavrov afirma que relações entre Rússia e América Latina são baseadas na amizade e no respeito mútuo

    A Rússia e os países da América Latina e do Caribe consolidaram laços, baseados no respeito pela soberania e no diálogo estratégico

    Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante reunião de cúpula do G20 no Rio de Janeiro 18/11/2024 (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

    247 - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, garantiu nesta quinta-feira (26) que as relações entre o seu país e as nações da América Latina e do Caribe são baseadas na amizade, no respeito mútuo e na cooperação sem imposições ideológicas .

    Durante uma coletiva de imprensa, Lavrov sublinhou o interesse da maioria dos países latino-americanos em fortalecer e expandir os seus laços com Moscou, informa a Telesur. 

    Nesse sentido, expressou que a Rússia recebeu sinais claros da grande maioria dos países latino-americanos, que demonstraram interesse “em fortalecer e expandir a associação com a Federação Russa”. 

    Lavrov assegurou que a colaboração entre a Rússia e os países latino-americanos abrange áreas políticas, diplomáticas, econômicas, culturais e humanitárias, e também promove o intercâmbio entre regiões de ambos os lados. 

    “Estamos a desenvolver ativamente o diálogo e a cooperação, tanto nas questões políticas como nos canais diplomáticos, nas questões econômicas, na cooperação cultural e humanitária e, aliás, a interação entre as regiões dos nossos países e até entre municípios está a desenvolver-se rapidamente”, acrescentou. 

    O chefe da diplomacia russa sublinhou que o seu país está disposto a aprofundar estes laços com base nas próprias nações latino-americanas.

    “As nossas relações baseiam-se na igualdade, no benefício mútuo, no respeito mútuo, não há ideologia, não há doutrinas, seja a Doutrina Monroe ou qualquer outra”, afirmou.


    Da mesma forma, referiu-se à hipocrisia de Washington e criticou as preocupações manifestadas pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a presença russa em países como Nicarágua e Venezuela. 

    “A administração Biden, durante os últimos quatro anos do seu mandato, afirmou várias vezes através de representantes oficiais que está preocupada que a Rússia tenha enviado uma delegação à Nicarágua ou tenha enviado uma delegação à Venezuela, e que isso gera riscos para a segurança dos Estados Unidos”. 

    Lavrov destacou que o país do norte não tem moral, nem está em posição de restringir as relações soberanas entre Moscou e outras nações, tendo em conta que possui bases militares em todo o mundo. “É preciso ter dignidade, porque todos entendem perfeitamente os riscos que os Estados Unidos criam para a segurança de outros países”, disse o chanceler russo. 

    Um exemplo claro da vontade da Rússia de reforçar os laços com a América Latina e o  Caribe é a abertura da sua nova embaixada na República Dominicana, prevista para o próximo ano. Esta iniciativa demonstra o compromisso de Moscou em reforçar a sua presença diplomática e fortalecer as relações com os países da região. 

    A nova sede diplomática em Santo Domingo facilitará o diálogo político, a cooperação econômica e abrirá oportunidades para expandir os intercâmbios culturais e comerciais entre a Rússia e o Caribe.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados