TV 247 logo
HOME > América Latina

Luis Arce afirma que a Bolívia tenta aderir ao BRICS

O presidente destacou a importância da 'cooperação com o bloco econômico para a industrialização' do país sul-americano

Luis Arce (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O presidente da Bolívia, Luis Arce, pretende fazer o seu país integrar o bloco dos BRICS, formado por 11 países que representam cerca de 46% da população do mundo. Tem, ainda, 42% das reservas de petróleo do mundo e 40% do PIB mundial, que foi de US$ 101,6 trilhões em 2022, de acordo com o Banco Mundial. O grupo, liderado por cinco países - China, Índia, Brasil, Rússia e África do Sul - tem cerca de 72% dos minerais de terras raras, mostrou um relatório do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (EUA).

A liderança destacou a importância da "cooperação com os Brics para a industrialização" do país sul-americano. A entrevista foi concedida à Sputnik e publicada nesta sexta-feira (26).

"Manifestamos claramente que a Bolívia tem a intenção de se tornar parte do grupo dos BRICS. Vamos nos submeter a todos os procedimentos que eles têm para a Bolívia se qualificar e ingressar. Somos as maiores reservas de lítio, temos muitos minerais, riquezas naturais", afirmou.

Os cinco países que lideram o Brics representam quatro continentes - Ásia (China e Índia), América do Sul (Brasil), Europa (Rússia) e África (África do Sul). Outros seis governos que entraram no grupo no ano passado aumentaram o tamanho do bloco - um do continente sul-americano (Argentina), dois do africano (Egito e Etiópia), mais três do asiático (Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados