Lula conversa com presidentes do México e Colômbia e busca saída conjunta sobre impasse nas eleições da Venezuela
O Itamaraty tem trabalhado na elaboração de uma declaração conjunta entre os países, mas ainda não há certeza sobre a divulgação dessa nota
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em ligação, na tarde desta quinta-feira (1º), com os presidentes da Colômbia e do México, Gustavo Petro e Andrés Manuel López Obrador, respectivamente, para discutir o desenrolar das eleições na Venezuela, segundo informações da CNN.
O Itamaraty tem trabalhado na elaboração de uma declaração conjunta entre Brasil, Colômbia e México, mas fontes do governo indicam que não há certeza sobre a divulgação da nota. Ainda haveria "divergências" tanto em relação ao formato da declaração quanto à escolha dos termos para abordar o tema.
Conforme a reportagem da CNN, interlocutores destacam que o principal objetivo da ligação é fortalecer o diálogo entre os três países, buscando uma solução para o desfecho da eleição na Venezuela.
Individualmente, os países já cobraram pela transparência nos resultados da eleição venezuelana, mas uma declaração conjunta poderia aumentar a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro.
A avaliação entre Brasil, Colômbia e México é que é essencial manter a capacidade de negociação com o governo Maduro em busca da estabilização política do país. Após a reunião, é esperado que Lula agende a conversa solicitada por Maduro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: