TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Lula desembarca na Bolívia e diz que tentativa de golpe é “imperdoável”

    "Graças a Deus o povo boliviano garantiu a democracia e acho que a solidariedade internacional foi muito importante”, afirmou Lula

    (Foto: Ricardo Stuckert)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (8) que a tentativa de golpe na Bolívia é “imperdoável”. “É imperdoável a tentativa de golpe [na Bolívia]. Graças a Deus o povo boliviano garantiu a democracia e acho que a solidariedade internacional foi muito importante”, afirmou.

     O presidente desembarcou na Bolívia na noite de segunda-feira (8) e cumprirá agendas oficiais na terça-feira (9). Lula falou a jornalistas ao pousar no local. Disse ser “inimaginável” alguém acreditar que o golpe militar seja uma solução para problemas do país.

    Ele disse ainda que imaginou que a situação da Bolívia estivesse melhor. “Às vezes eu fico triste porque faz 15 anos que eu não venho aqui e imaginei que as coisas tivessem evoluído, que o Brasil tivesse cuidado melhor de seus parceiros. Acho que a Bolívia de hoje está em uma situação mais difícil do que 10 anos atrás”, disse.

    De acordo com a CNN Brasil, nesta terça-feira (9), Lula terá duas reuniões com o presidente boliviano Luis Arce, uma bilateral e outra ampliada. Assinará atos de cooperação com o país, terá encontro com movimentos sociais e participará do encerramento do Foro Empresarial Bolívia-Brasil”.

    Lula também ressaltou nas redes a importância comercial do encontro. "Queremos fortalecer as relações entre nossos países e também a integração regional. Boa noite e até amanhã": 

    Saiba  mais -  O governo do presidente Lula (PT) emitiu um comunicado nesta segunda-feira (8) em que  "celebra" a "ratificação do Protocolo de Adesão" da Bolívia ao Mercosul. "Assinado em Brasília, em julho de 2015, o Protocolo de Adesão da Bolívia entrará em vigor dentro de 30 dias", afirmou o Itamaraty, que fica em Brasília (DF). O chefe de Estado brasileiro e o chanceler Mauro Vieira estão no Paraguai, onde ocorre a cúpula do bloco, formado por mais dois países - Argentina e Uruguai.

    "Esse marco reafirma o compromisso do MERCOSUL com a ampliação de seu espaço de cooperação e desenvolvimento econômico, social e político, o que se traduzirá em benefícios concretos para as populações de todos os integrantes do bloco", publicou o Itamaraty. "A adesão da Bolívia ao MERCOSUL demonstra o vigor e a relevância contínua do bloco na promoção da integração regional e no fortalecimento das relações entre os países sul-americanos". 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados