Lula e presidente da Guatemala abordam situação da Venezuela e pregam aliança democrática
Lula e Arévalo também querem ampliar comércio
247 - Em meio à sua agenda na Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (25) com o presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, para discutir temas bilaterais e a crise política na Venezuela. No encontro, realizado em Nova York, EUA, Lula destacou a importância do fortalecimento das instituições democráticas para ambos os países, ressaltando a relevância de um diálogo internacional sobre a situação venezuelana.
Além da crise venezuelana, os líderes também discutiram o aumento das relações comerciais entre Brasil e Guatemala. Ambos os presidentes concordaram em explorar novas possibilidades de importação e exportação.
Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o comércio bilateral gera anualmente cerca de 634 milhões de dólares, com saldo positivo de 496 milhões para o Brasil.
O presidente brasileiro e Arévalo, que é o primeiro líder progressista da Guatemala em 40 anos, também discutiram a possibilidade de visitas de Estado para aprofundar a cooperação em diversas áreas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: