Lula fala em “celeuma” e diz que busca “solução pacífica” para a Venezuela
O Brasil vem tentando se posicionar como um mediador na disputa entre Nicolás Maduro e Edmundo González
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (8) que o governo brasileiro está trabalhando para encontrar uma “solução pacífica” para as tensões na Venezuela. Nos últimos dias, o Brasil vem tentando se posicionar como um mediador na disputa entre Nicolás Maduro e seu opositor, Edmundo González, que não reconhece o resultado divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
Lula se referiu a situação como “celeuma” e disse que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, iria trazer mais detalhes sobre o posicionamento brasileiro. “O companheiro Mauro [Vieira] vai fazer uma fala sobre a questão do G20, como está a organização do G20, porque nós queremos que todos os ministros estejam envolvidos. E também falar um pouco das celeumas que nós estamos encontrando aí para encontrar uma solução pacífica para as eleições da Venezuela”, afirmou o presidente.
A atuação da diplomacia brasileira no impasse venezuelano vem ganhando elogios dos lados governista e oposicionista. Durante uma entrevista ao Fantástico exibida no último domingo (4), a líder da oposição, Maria Corina Machado, agradeceu Lula por sua “postura firme”. Já Nicolás Maduro pediu para fazer um telefonema com o presidente brasileiro, que também deve contar com a presença do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Andrés Manuel López Obrador.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: