TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Lula recebe presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, em Brasília

    Encontro marcou o primeiro diálogo pessoal entre os dois após a vitória eleitoral de Orsi, com destaque para a celebração da vitória da esquerda no Uruguai

    Presidente Lula recebe o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na manhã desta sexta-feira (29), no Palácio do Planalto, o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi. O encontro, que não constava na agenda do presidente brasileiro, foi o primeiro entre os dois desde as eleições presidenciais no Uruguai, realizadas no último domingo (24). A informação é da Folha de S. Paulo.

    A vitória de Orsi, representante da coalizão de esquerda e centro-esquerda Frente Ampla, foi comemorada pelo governo brasileiro como o retorno da esquerda ao poder no país vizinho, especialmente em um momento de polarização política na América do Sul. No contexto de dificuldades enfrentadas por governos progressistas em outras nações da região, como a Bolívia, onde a divisão entre o presidente Luís Arce e Evo Morales é cada vez mais acentuada, a vitória de Orsi representa um alicerce importante para a corrente de centro-esquerda no continente.

    Orsi reforçou a importância da relação do Uruguai com o Brasil e trouxe uma mensagem de contentamento do presidente atual, Lacalle Pou, pela parceria entre os dois países, independentemente do governo eleito. “Para nós é importante sabermos que temos o Brasil sempre disposto a colaborar com a gente”, disse Orsi.

    Em sua primeira vitória presidencial, Orsi, resgatou a Frente Ampla, que governou o Uruguai por mais de 15 anos até a gestão do presidente de centro-direita Luis Lacalle Pou, que esteve à frente do país nos últimos cinco anos. A vitória de Orsi foi vista como um marco para a retomada da parceria com o Brasil, especialmente após as críticas de Lacalle Pou a iniciativas brasileiras de integração regional.

    Em uma cúpula em Brasília, Lacalle Pou se posicionou contra o estreitamento das relações regionais promovido por Lula, chegando a fazer duras críticas ao presidente brasileiro e transmitindo uma reunião fechada por meio de uma live.

    “Como conclusão, somos otimistas como Mercosul e como região na possibilidade de estreitar laços com outras regiões e, fundamentalmente, com a Europa”, disse Orsi numa declaração à imprensa na saída do evento. Para ele, a relação entre os países sul-americanos precisa ser mais forte do que nunca diante de um mundo convulsionado, sob intensas mudanças e com alto grau de imprevisibilidade.

    Após as eleições, Lula já havia conversado com Orsi por telefone para parabenizá-lo pela vitória. De acordo com uma nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula expressou sua intenção de se reunir com Orsi e o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, durante a cúpula do Mercosul, prevista para os dias 5 e 6 de dezembro, que ocorrerá em Montevidéu. Além disso, o presidente brasileiro confirmou sua visita ao Uruguai no dia 6 de dezembro, ocasião em que se encontrará pessoalmente com Orsi e com Mujica.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados