Lula se reúne com Arce para "agendas comerciais e diplomáticas entre Brasil e Bolívia"
Presidente visita a Bolívia 12 dias após uma tentativa de golpe fracassada no país andino
247 - O presidente Lula (PT) se encontrou nesta terça-feira (9) com o presidente da Bolívia, Luis Arce, em Santa Cruz de La Sierra. A reunião ocorreu apenas 12 dias após uma tentativa fracassada de golpe de Estado no país andino.
Lula chegou à Bolívia na noite de segunda-feira (8), chegando diretamente de Assunção, Paraguai, onde participou da cúpula do Mercosul. Durante o evento, Arce formalizou a adesão da Bolívia ao bloco econômico, que já conta com Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai como membros fundadores.
"Muito bem recebido pelo presidente da Bolívia para uma série de agendas comerciais e diplomáticas entre Brasil e Bolívia", declarou Lula em suas redes sociais, destacando a calorosa recepção de Arce.
A agenda do presidente brasileiro inclui, além da reunião com Arce, uma cerimônia de assinatura de acordos bilaterais, uma declaração conjunta à imprensa, um encontro com movimentos sociais e participação em um fórum empresarial. Entre os principais tópicos discutidos, segundo o g1, destacam-se os investimentos da Petrobras na Bolívia e estratégias para reduzir os custos de importação de gás natural para empresas brasileiras. A segurança na área de fronteira também é tema das conversas.
A viagem de Lula à Bolívia já estava planejada antes da tentativa de golpe de Estado, que ocorreu no dia 26 de junho. Na ocasião, militares liderados pelo ex-comandante do exército boliviano, general Juan José Zúñiga, mobilizaram tropas e tanques em La Paz, chegando a invadir o palácio presidencial. Apesar da instabilidade, Lula optou por manter a viagem, demonstrando solidariedade e apoio a Arce, que é um dos líderes de partidos de esquerda na América do Sul.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: