México pede que ONU suspenda Equador até que país se desculpe por invasão de embaixada
Exigência faz parte de uma ação judicial que o México está apresentando à Corte Internacional de Justiça, o principal tribunal da ONU, também conhecida como Corte Mundial
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O México está pedindo que o Equador seja suspenso da Organização das Nações Unidas (ONU) até que o país sul-americano emita um pedido público de desculpas pela invasão da embaixada mexicana em Quito, disse a ministra das Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena, nesta quinta-feira.
A exigência faz parte de uma ação judicial que o México está apresentando à Corte Internacional de Justiça, o principal tribunal da ONU, também conhecida como Corte Mundial.
Isso ocorre depois que a polícia equatoriana entrou na embaixada mexicana na sexta-feira e prendeu o ex-vice-presidente Jorge Glas, que havia solicitado e recebido asilo político no México.
A prisão, que o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador criticou como "autoritária", levou o México a suspender as relações diplomáticas com o Equador.
O caso será apresentado ao tribunal nesta quinta-feira, explicou Bárcena, acrescentando que o México espera testar o sistema internacional de justiça para que incidentes como o de Quito não voltem a acontecer.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: