Milei cancela ida ao G7 e evita primeiro possível encontro com Lula
Líder de ultradireita decidiu adiar visita à Europa pois está tendo dificuldades em aprovar seu pacote de desmonte do Estado argentino no Senado
247 - O presidente argentino de ultradireita, Javier Milei, cancelou sua viagem à Itália para participar da cúpula do G7 na próxima semana, evitando assim um possível primeiro encontro com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi confirmada pela Bloomberg por fontes próximas aos planos de Milei.
Inicialmente, Milei havia sido convidado pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, para participar do evento. Além disso, estava agendada uma reunião bilateral com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris, no dia 19 de junho. Contudo, Milei decidiu cancelar essa visita para focar na aprovação de seu pacote de desmonte do Estado argentino, atualmente no Senado. Parlamentares da oposição ameaçam retirar várias disposições durante a votação na próxima semana, o que levou o presidente argentino a priorizar as negociações internas.
O argentino agora planeja iniciar sua turnê europeia em 21 de junho, quando participará de cerimônias de premiação na Espanha e na Alemanha. A nova viagem trará alterações no roteiro original, pois, na Itália, Milei estava programado para encontrar o presidente Lula, um de seus principais adversários políticos, pela primeira vez desde que assumiu o cargo. Além disso, ele tinha um encontro marcado com o Papa Francisco.
O presidente Lula, por sua vez, viajará para a Suíça e Itália para compromissos de trabalho na próxima semana. Em 13 de junho, Lula participará da sessão de abertura da 112ª Conferência Internacional do Trabalho em Genebra. No mesmo dia, seguirá para a Itália, onde participará do encontro de chefes de Estado do G7. Lula é o único presidente brasileiro a ser convidado para todas as edições do encontro durante seus três mandatos, o que destaca a retomada da credibilidade do Brasil no cenário internacional. Durante sua estadia, Lula também terá reuniões bilaterais com outros chefes de Estado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: