TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Milei oferece enviar militares para guerra do Equador contra narcos

      'Estamos dispostos a enviar forças de segurança para ajudar o Equador', disse Patricia Bullrich, ministra da Segurança da Argentina, presidida por Javier Milei

      Presidente da Argentina, Javier Milei (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian)

      247 - A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, afirmou que o governo do presidente Javier Milei (A Liberdade Avança) pretende enviar militares para o Equador, onde o presidente Daniel Noboa (Ação Democrática Nacional) decretou "estado de guerra" contra o narcotráfico. De acordo com o governo equatoriano, foi decretado que 22 grupos do crime organizado sejam identificados como organizações terroristas e "atores beligerantes não estatais". Os dois países, presididos atualmente por dois políticos da direita, não fazem fronteira na América do Sul. 

      "Estamos dispostos a enviar forças de segurança, se necessário, para ajudar o Equador", disse Bullrich ao canal argentino TN. Outras ações motivaram o governo do presidente Noboa a baixar decretos. Uma delas foram as investidas de criminosos que invadiram o estúdio do canal TC Televisión, na cidade de Guayaquil, província de Guayas. Pelo menos 13 pessoas foram presas no País nas últimas 24 horas. >>> Entenda as origens da atual crise de segurança do Equador

      De acordo com a ministra argentina, "o que acontece no Equador, na Colômbia, no Peru e na Bolívia afeta a Argentina". "Temos que nos proteger como país e como continente". "O Equador passou de um país pacífico com uma baixa taxa de homicídios a um país dominado pelo narcoterrorismo. Não devemos recuar contra as máfias, devemos lutar todos os dias para impor o peso da lei e a força do Estado para cuidar dos cidadãos", declarou Bullrich. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: